Blog

Bebados e ao Vivo

#20 – Data Pipeline com AWS, Snowflake, dbt_ e Power BI

Fala pessoal! Na 20ª live do “Happy Hour com Dados”, trouxemos uma apresentação sobre Bancos de Dados na nuvem rodando como serviço (Database As A Service ou DBAAS). Entenda de uma vez por todas esse conceito e como isso vai mudar como a área de TI trabalha. Vocês não podem perder essa apresentação TOP! É…
Leia mais

#19 – Data Pipeline com AWS, Snowflake, dbt_ e Power BI

Fala pessoal! Na 19ª live do “Happy Hour com Dados”, iremos trazer uma apresentação do Demetrio Silva, que atua como Senior Data Engineer fora do Brasil há vários anos e vai mostrar como implementar um Modern DW (Batch e Event Stream processing) de ponta a ponta, utilizando AWS (Snowflake DW), Airflow (Orchestration), Azure (Data lake,…
Leia mais

#18 – Data Trends 2021

Fala pessoal! Na 18ª live do “Happy Hour com Dados”, iremos trazer uma mesa redonda sobre as principais tecnologias e ferramentas da área de dados que estarão em alta em 2021! Observações: – NÃO tem certificado – TODAS as lives do canal ficam gravadas ======================================================================= PATROCÍNIO DO EVENTO PowerTuning Consultoria de BI & SQL Server…
Leia mais

#17 – Azure vs AWS vs GCP

Fala pessoal! Na 17ª live do “Happy Hour com Dados”, iremos trazer uma discussão quente quando se fala sobre provedores de Cloud Computing, que é um comparativo entre as 3 principais nuvens do mercado: – Microsoft Azure – Amazon Web Services (AWS) – Google Cloud Platform (GCP) Iremos debater as semelhanças e diferenças entre essas…
Leia mais

#16 – Java vs C#

Fala pessoal! Na 16ª live do “Happy Hour com Dados”, iremos trazer uma discussão quente no universo do desenvolvimento, que é a briga dos gigantes Java vs C#. Vamos abordar sobre diferenças e semelhanças entre essas duas linguagens de programação passando por vários tópicos e itens, além de responder suas dúvidas sobre ambas. Esperamos que…
Leia mais

#15 – Aplicação de IA no Processamento de Imagem

Fala pessoal! Na décima quinta live do “Happy Hour com Dados”, Italo José (Microsoft MVP) e Vinicius Caridá (Ph.D. em IA), irão falar sobre suas experiências uso o uso da Inteligência Artificial aplicada ao processamento de imagens com uma introdução à visão computacional com Javascript e também uma introdução à redes convolucionais e aplicação em…
Leia mais

#14 – Modelagem de Dados

Fala pessoal! Na décima quarta live do “Happy Hour com Dados”, iremos discutir sobre “Modelagem de Dados: Não serve para nada?“, onde vamos demonstrar sobre as boas práticas de modelagem com foco em aplicações, BI, Big Data e NoSQL. Vamos mostrar alguns exemplos práticos de utilização de algumas dessas modelagens e mostrar se elas trazem…
Leia mais

#13 – Ferramentas de ETL

Fala pessoal! Na décima terceira live do “Happy Hour com Dados”, iremos abordar sobre algumas das principais ferramentas de ETL do mercado, que são o SQL Server Integration Services (SSIS), Pentaho, Alteryx e o Azure Data Factory. Vamos mostrar alguns exemplos práticos de utilização de cada ferramenta, demonstrando os pontos fortes e fracos de cada…
Leia mais

#12 – Apache e Confluent Kafka na Prática

Fala pessoal! Na décima segunda live do “Happy Hour com Dados”, iremos trazer um engenheiro de dados experiente e altamente capacitado para apresentar algumas demonstrações de como é o fluxo e um projeto de Big Data na prática, sem slides. Essa será a sua chance de ver de perto, qual a diferença entre BI e…
Leia mais

#11 – Carreira na Área de TI

Fala pessoal! Na décima primeira live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar um tema que está bem em alta no mercado, especialmente para quem está querendo iniciar a carreira na área de TI ou mesmo realizar uma transição na sua carreira. Para isso, trouxemos 3 referências na área de TI, ocupando posições de liderança…
Leia mais

#10 – Sábado com Elas

Fala pessoal! Na décima live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar um sábado de dados com um timaço de mulheres especialistas e excelentes profissionais, que vão dar um show pra gente:   Alto desempenho com Databricks Izabella Bauer   Tempdb: casos de concorrência Raiane Lins   Performance e query optimizer Suh Moraes   Migrando…
Leia mais

#9 – Da Aplicação ao Dashboard

Fala pessoal! Na nona live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar um projeto de BI ponta a ponta: Criação do ETL com o Azure Data Factory e Azure Logic Apps, dados sendo gravados no SQL Server e MongoDB, uma API utilizando NodeJS será criada para disponibilizar esses dados, Criação de um modelo no Azure…
Leia mais

#8 – Python vs R para Data Science

Fala pessoal! Na oitava live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar as duas principais linguagens de programação para quem trabalha na área de Ciência de Dados, que está tão em alta no mercado atualmente: Python e R!! Iremos debater sobre as principais características de cada uma dessas linguagens de programação, seus pontos fortes, pontos…
Leia mais

#7 – ORM’s vs DBA’s

Fala pessoal! Na sétima live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar e confrontar os 3 principais ORM’s para trabalhar com .NET do mercado: Entity Framework, Dapper e NHibernate. Iremos debater sobre as principais características de cada ORM, seus pontos fortes, pontos fracos, recursos, facilidade de uso, problemas comuns do dia a dia e qual…
Leia mais

#6 – MySQL vs PostgreSQL

Fala pessoal! Na sexta live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar e confrontar os 2 principais bancos de dados relacionais open-source do mercado: MySQL (MariaDB) e PostgreSQL. Iremos debater sobre as principais características de cada ferramenta, seus pontos fortes, pontos fracos, recursos, facilidade de uso e muito mais das duas ferramentas.   Link de…
Leia mais

#5 – Power BI vs Tableau vs Qlik

Fala pessoal! Na quinta live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar e confrontar as 3 principais ferramentas de análise e visualização de dados do mercado: Power BI, Tableau e Qlik. Iremos debater sobre as principais características de cada ferramenta, seus pontos fortes, pontos fracos, recursos, facilidade de uso e muito mais, com demonstrações ao…
Leia mais

#4 – Big Data: On-Premises ou Cloud?

Fala pessoal! Na quarta live do “Happy Hour com Dados”, iremos falar sobre um assunto que está em “hype” no mercado de tecnologia, especialmente devido ao crescimento constante e exponencial do volume de dados dentro das empresas, que o é Big Data. Iremos debater sobre as principais arquiteturas e ferramentas de mercado de Big Data,…
Leia mais

#3 – SQL Server vs Oracle

Na terceira edição do “Happy Hour com Dados”, vamos mostrar as diferenças e semelhanças entre os 2 SGBD’s mais utilizados em ambientes corporativos: SQL Server e Oracle! Essa será a sua chance de saber as vantagens e desvantagens de cada SGBD, conversar um pouco sobre carreira, conhecer vários recursos sobre ambos e que você talvez…
Leia mais

#2 – NoSQL ou Relacional?

Nesta segunda live do “Happy Hour com Dados”, iremos discutir sobre a utilização de bancos de dados não relacionais (NoSQL) e bancos de dados relacionais, seus cenários indicados de uso, experiências e um bate papo bem interessante sobre sobre as características dessas duas tecnologias.   Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/happy-hour-com-dados-2—nosql-ou-relacional__835118   Link da transmissão:

#1 – Power BI

Fala pessoal! Na primeira live do “Happy Hour com Dados”, iremos apresentar algumas formas de se utilizar o Power BI junto com outras ferramentas e tecnologias que fogem um pouco do trivial, aquele “arroz com feijão” que tem vários na internet. O que esperar dessa live: Azure Datawarehouse Azure Analysis Services SQL Server MongoDB Databricks…
Leia mais